terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Actividade sobre as rimas - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - 1º Ano

A professora Elisabete desenvolveu uma actividade sobre rimas.

Começou pela motivação do tema sugerindo que os alunos realizassem rimas com os seus próprios nomes, por exemplo "Ricardo rápido como um leopardo".

Seguiu-se a leitura de um texto onde os alunos tentaram adivinhar as rimas que faltavam.

Após a leitura do texto, os alunos realizavam aquilo que o texto pedia (apagar ou desenhar algo num desenho).

Finalmente, desenvolvendo a compreensão do oral, a professora leu um poema sobre um monstro. Os alunos desenharam esse monstro...

Alguns acertaram na perfeição! Outros prometeram mais atenção na próxima actividade!

Conheçam a família de monstros desta turma!

Continuação de bom trabalho.

Marisa Bastos Costa


5 comentários:

Ao abrigo da claridade disse...

Olá, boa noite!!!

Andando eu por estas paragens,fico muito contente com imagens que em nada me são estranhas. Colegas!!! sim!!! colegas e crianças, porque embora aposentada o bichinho sempre fica...:) vou deitando sempre o olho para ver se encontro novidades e fico feliz, por poder apreciar os bonitos trabalhos online, coisa que no meu tempo era impossível!!
Obrigada meninos e queridas colegas! Continuem com força ...!A informática é o virar da página no ensino/aprendizagem.A informação é mais rica.
Beijnho a todos os alunos e às colegas *Marisa* e *Elisabete*.
Maria Guida

Anónimo disse...

olá colega gostei muito desta actividade e gostaria de a poder aplicar com os meus alunos. Será possível dizer-me o nome da autora do texto "o monstro" para eu poder procurá-lo? obrigada continuação de bom trabalho

PNEP - na Ramada e agora em Alcochete disse...

Colega:

se me enviar o seu e-mail, envio-lhe o texto e a imagem do monstro.

A actividade foi criada pelas professoras Conceição Andrade e Teresa Maló Sequeira (ESE - UALG).

Bom trabalho!

Marisa Costa

Marisa Costa

SV disse...

Olá gostaria também de implementar a mesma actividade com a minha turma. Também me poderá enviar algum material?
Não tenho formação em PNEP mas faço por me inspirar em blogs com boas práticas.
susanavasc@gmail.com

www.amiguinhos-anta1.blogspot.com

SV disse...

Olá gostaria também de implementar a mesma actividade com a minha turma. Também me poderá enviar algum material?
Não tenho formação em PNEP mas faço por me inspirar em blogs com boas práticas.
susanavasc@gmail.com

www.amiguinhos-anta1.blogspot.com