A Professora Ana Marques preparou uma sequência de aprendizagem para o Texto Argumentativo:
Distribuiu um conjunto de 3/4 livros a cada grupo de alunos.
Os alunos analisaram os livros e preencheram uma grelha:
- Título;
- Capa;
- Ilustrações;
- História (leitura).
Depois escolheram um dos livros, argumentando os motivos da escolha.
Realizaram a planificação do texto referindo os argumentos a favor e contra.
Cada grupo apresentou depois o seu livro e o seu texto.
Marisa Bastos Costa
Atividades BE 21 22
Há 3 anos
13 comentários:
Jéssica 4ºB
Este actividade da aula de PNEP foi divertida porque exploramos muitos livros,uns mais divertidos do que os outros mas como foi em grupo tudo se facilitou.Bjs
Os meus alunos demonstraram muito interesse nesta actividade. Só o facto de contactarem com alguns livros que tiveram de explorar já foi para eles benéfico. Quanto à argumentação também gostaram de defender as suas opiniões. Ao ouvirem a várias argumentações mostraram interesse em ler os livros que os colegas escolheram para a argumentação. É uma actividade enriquecedora.
É muito importanate haver contacto com livros para o treino da leitura, enriquecer vocabulário, logo ao redigir um texto será mais fácil paqra eles. Continuem!
Prof. Ana Marques
Prof. Ana
Os meus alunos gostaram muio de realizarem esta actividade. Para eles foi enreiquecedor o facto de contactarem com diversos livros que não conheciam, expolrá-los e organizarem-se para apresentarem a respectiva escolha (argumentar o que tinham escolhido).
O contacto com os livros é muito benéfico, treinam a leitura, exploram a oralidade, enriquecem o vocabulário e facilita-os a redigitem textos.
É para continuarem em casa estas actividades.
Prof. Ana Marques
Gostei imenso desta actividade!foi diferente porque pudémos escolher o livro de que gostámos mais,o que não acontece nas outras actividades.Também pudemos escrever o que achávamos do título,da capa,das ilustrações...
Sofia Costa 4ºb
Esta actividade foi gira embora alguns livros tenham sido um pouco dessinteressantes.
fazer esta actividade com a minha professora foi giro e quando a professora Marisa nos fazia aprender de uma maneira diferente novas palavras achei engraçado.
Tiago macedo
Esta actividade teve um objectivo "duplo" muito bem conseguido:
1) Motivar para a leitura através do contacto com vários livros;
2) Escrever um texto argumentativo.
De facto os alunos mantiveram-se muito motivados ao longo da actividade de exploração dos livros e no momento da escrita dos argumentos acerca do livro escolhido pelo grupo.
Continuem empenhados... na leitura e na escrita!
Um abraço.
Prof. Marisa Costa
Tiago:
atenção à palavra "deSinteressante" (regra do "s" no meio das vogais!)
Já agora explica lá qual foi a maneira diferente que eu vos expliquei para aprenderem as palavras novas? :)
Um abraço.
Prof.Marisa Costa
Acho que esta actividade foi muito gira, embora houvessem alguns livros menos interssante que outros, mas mesmo assim gostei desta actividade que fiz com o meu colega Ariel.
Com tantas actividades, acho que me passei a intressara mais pela língua portuguesa.
Obrigado por nos ajudarem para o futuro com coisas tão interssantes.
Diogo Lima
Odiei fazer este trabalho foi uma seca estar ali a ler aqueles livros ao menos podia ter sido uma festa.
Diogo:
atenção à palavra "interEssantes"...
Ainda bem que gostaram da actividade. Tal como já conversámos, em grupo partilhamos experiências e também dificuldades!
Um abraço.
Prof. Marisa Costa.
Uma aprendizagem para a VIDA é conseguirmos defender as nossas posições e opiniões.
Quem não gosta muito das actividades pode e deve identificar-se! Afinal, não somos todos iguais, nem temos de gostar todos do mesmo!
Talvez possamos pensar noutro tipo de livros, mais interessantes ou diferentes...
Um abraço.
Prof. Marisa.
Desculpe professora Marisa não era minha intenssão fazer interessantes.
Já agora obrigado por me chamar à atenção, todos temos de aprender com os erros que damos ou fazemos.
Diogo Lima 4ºB
Olá Diogo!
Não precisas de pedir desculpa!
No processo de ensino-aprendizagem o professor deve alertar os alunos para o erro... sempre no sentido de o ajudar a aprender.
Sabes que, qualquer pessoa que dá erros se verificar esse erro vai corrigindo-o... até deixar de errar. O professor deve ajudar o aluno nessa identificação, para que ele minimize os erros.
É o que eu tento fazer, aqui no Blogue. Apoiar a vossa escrita, tanto em relação aos erros como nas regras básicas de produção escrita.
Já agora... atenção à palavra "intenção". Lembras-te da regra dos "SS"? Os "ss" colocam-se sempre no meio de vogais!
Não te preocupes... aprendemos sempre mais e melhor com os nossos erros!
Beijinhos Diogo. E bom fim-de-semana!
Prof. Marisa
Enviar um comentário