A Professora Elisabete Cunha preparou uma sequência de aprendizagem partindo do livro "Zonzo, o cabritinho".
Começou com a antecipação do livro. Os alunos referiram que ia entrar na história um cabrito que saltava muito.
Antes da leitura da história original, os alunos inventaram a sua história colectiva. Iam vendo as imagens do livro e a professora registava em folhas A4 o texto colectivo. Utilizaram a "flor" da sala (com tópicos para escrever histórias fantásticas!)para escolherem um ínicio diferente para esta história.
Depois da história colectiva, a professora leu a história original.
Os alunos referiram o que estava parecido nas duas versões.
O trabalho continuou com um questionário de escolha múltipla de compreensão da história.
Seguiu-se o trabalho com exercícios de fronteira de palavra (oralmente os alunos contavam o número de palavras de várias frases) e a identificação do número de sílabas de algumas palavras.
Marisa Bastos Costa
2 comentários:
Estas histórias têm motivado muito os alunos e a professora.
Temo-nos divertido muito a realizá-las.
Gostei muito do resultado final desta actividade.
Elisabete
Enviar um comentário